O Gato Malhado e
a Andorinha Sinhá
O projeto consistia em fazer uma nova identidade gráfica para uma obra literária de nossa escolha. No caso, trabalhamos com o livro “O gato malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado. Nós, três integrantes do grupo, deveríamos trabalhar focados em dois capítulos do livro (no caso escolhemos o verão e o outono) e a partir deles fazer novas ilustrações, diagramar o texto, produzir um prefácio e costurar o livro novo da maneira que melhor achássemos.
Como eu era o integrante mais familiarizado com desenhos e tinha traços mais flexíveis em termos de estilo, fui encarregado de fazer as ilustrações, e aqui você pode ver meu processo do início ao fim. Esse projeto foi muito divertido e um exercício para libertar minha mente e fazer algumas das minhas atividades favoritas:
desenhar, expressar e criar.
Para o conceito dos personagens eu tive que usar diversas referências e buscar diferentes caminhos até atingir um resultado que não apenas fosse interessante para expressar o conto, mas também próprio para o nosso público e confortável que todos que lessem.
1: O primeiro passo era definir a cena que seria desenhada e fazer o rascunho dela a mão em um caderno, corrigindo as falhas necessárias.
2: Depois de escanear o desenho físico eu passava a imagem para o photoshop, fazia o line arte por cima, estilizando todo o traço.
3: Para finalizar eu usei camadas para colorir a base e fazer sombras e luz, sem exagerar em detalhes para manter o ar infantil.